13.5.15

A ratoeira de Guimarães



As escandalosas nomeações da comissão de arbitragem para os jogos da 33ª jornada do campeonato de futebol, particularmente para o V. Guimarães-Benfica e para o Belém-corruptos, divulgadas ao retardador ao fim da tarde de ontem, revelam que os rabos-de-palha do Bitó dos Apitos são demasiadamente comprometedores ao ponto das pressões que já existem desde que um alto dignitário da Irmandade da Fruta foi expressamente a Lisboa protestar e ameaçar, terem tido o seu culminar com a nomeação de Rui Costa para Belém e de Artur Soares Dias para Guimarães, numa fase em que o desespero total se apoderou da quadrilha corrupta do Freixo.

 

Poderemos considerar ou não que estas nomeações tenham sido uma das derradeiras tentativas para apear o Benfica do topo, ou pelo menos mais um estertor de uma estrutura moribunda, com o objectivo de que tudo seja adiado para a última jornada, mas o facto, é que são dois apitadeiros do Porto cujo cadastro anti-Benfica é por demais evidente e conhecido.

Por isso, há alguns aspectos que todos os Benfiquistas têm de ter bem presentes se não quiserem deixar-se apanhar numa enorme ratoeira que será o jogo no D. Afonso Henriques, em especial JJ e os jogadores Benfiquistas que irão estar em campo no domingo.

 

A nomeação e a actuação prevista de Artur Soares Dias, bem como a evolução do jogo que ele irá apitar, poderão constituir-se como um vulcão de consequências devastadoras para o Benfica.

Não serão só o clima agreste do estádio do Vitória, os xaropes e o chás amarelos e milagreiros que dão nestas alturas uma força de cavalo aos seus jogadores e a outros de outros clubes adversários do Benfica, ou a mala giratória que tem saltado de terra em terra, sempre que o Benfica ùltimamente se tem deslocado ao norte para disputar os seus jogos. Soares Dias será o elemento fundamental do jogo. Disso não tenho a mínima dúvida. Já foi um proscrito do maior bandido deste país, incluído durante algum tempo na sua lista negra (onde também figuram João Capela e Bruno Paixão), e posteriormente reabilitado aquando da sua celebérrima prestação no Penafielgate 2015, onde a corja corrupta conseguiu uma vitória estratégica falsa como Judas, com três golos ilegais. Se fizermos uma retrospectiva das actuações deste apitadeiro em jogos do Benfica, observaremos que nos últimos cinco, o saldo do Benfica são duas derrotas - uma em casa, recente para a Taça de Portugal, 1-2 com os brácaros, onde perdoou a expulsão a Pardo e o respectivo penalty sobre Jonas e outra contra o lagartêdo, onde este apitadeiro “fez” o que bem quis e bem lhe apeteceu, vendo dois penaltys, um sobre Gaitán e outro sobre Luisão, mas não marcando nenhum – duas vitórias e um empate.

 

Portanto, perspectivam-se imensas dificuldades para o Benfica e a revalidação do título nesta jornada terá uma probabilidade muito reduzida de acontecer. Jorge Jesus estará seguramente, sèriamente avisado disso, até mesmo pelos últimos desenvolvimentos do comportamento do seu inimigo figadal, um alienado basco que ainda não atirou a toalha ao chão e da famigerada estrutura corrupta que o envolve. Os jogadores do Benfica terão de actuar com muitas cautelas. Quer no jogo que desenvolvam, evitando totalmente as provocações e as confrontações físicas com alguns jogadores vitorianos, tipo andré-andré, como também no campo disciplinar, evitando assim consequências gravosas que ponham em causa ou se traduzam numa ausência forçada no jogo com o Marítimo, independentemente do resultado que se possa verificar durante o do próximo domingo e no seu término. O recente desafio na Luz contra o Penafiel, teve um cenário muito semelhante com os jogadores forasteiros a protagonizarem exemplos deploráveis e com o apitadeiro Jorge Tavares tentando atrapalhar o Benfica ao atrasar o início do jogo, compactuando com a dureza e a violência maldosa dos penafidelenses e a escolher a dêdo Samaris para a exibição do cartão amarelo, provocando a sua ausência deste jogo .

Tenhamos todos a noção que o Benfica tem duas oportunidades de ser Campeão Nacional. Não é uma, são duas. Por isso, será importante que todo o staff do futebol Benfiquista tenha sempre, em Guimarães, a cabecinha no lugar, actuando acima de tudo com muita inteligência e frieza.

 

A ratoeira de Guimarães poderá ser um alçapão sem fundo. Portanto, será fundamental contornarmos este obstáculo sem ansiedades desmesuradas ou qualquer tipo de desespero, evitando amarelos para quem está em risco de suspensão ou vermelhos cirúrgicos que retirem qualquer jogador nosso, fundamental para o jogo na Luz contra o Marítimo. Soares Dias sabe quem está em risco e sabe também, muito bem, quais são os jogadores que são cruciais nos êxitos que o Benfica tem tido.

Acreditem que em último caso, e na eminência de podermos ser escandalosamente roubados em Guimarães, seria, pelo menos, teoricamente admissível alinhar com uma equipa de potencial mediano, mas suficiententemente equilibrada para tentar ganhar o respectivo jogo, resguardando os elementos fundamentais, fazendo-os mesmo descansar em Lisboa, para então aplicar finalmente o xeque-mate na Luz no fim-de-semana a seguir. É que em matéria de apitadeiros, e já que as nomeações para esta jornada foram de dois portuenses e… portistas, será de esperar que para a Luz, no derradeiro e pressupostamente decisivo jogo, a nomeação se faça em conformidade, antagonizando com o que aconteceu para esta jornada.

 

Gostaria de acreditar que tudo ficasse resolvido já, no próximo domingo, mas sinceramente, em face destas nomeações e do clima que alguns têm criado, começando nas declarações chauvinistas e labregas de muitos “lobos” ou “isidros” de uma alcateia faminta de vingança e encharcada em ódio contra o Benfica, e acabando não sei lá onde, é de prever que aquilo que todos ansiamos sofra um adiamento de uma semana…

 


GRÃO VASCO


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...